Psicopedagogia amplia o potencial de aprendizado na escola. Saiba como

A multiplicidade de visões e linguagens de crianças, jovens e adultos, além da dificuldade de desenvolver certas habilidades e socializar-se, trazem muitos desafios para os profissionais de educação no ambiente escolar.

A cada dia o mercado exige mais professores capacitados, que saibam identificar essas diferenças e dificuldades, não para eliminá-las, mas trabalhá-las sem prejudicar o desenvolvimento e o aprendizado de seus alunos. Diante disso, muitos profissionais estão optando por uma especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, que traz a eles todo o conhecimento e habilidades necessárias para ampliar o potencial de aprendizado em suas escolas. Confira o nosso post e saiba como essa pós-graduação pode contribuir com sua carreira.

Atuando na prevenção

A Psicopedagogia Clínica e Institucional é essencial para prevenir o aparecimento de problemas com relação à aprendizagem de alunos. Alguns desses problemas, como baixo rendimento em disciplinas, lentidão para execução de tarefas, falta de concentração, desinteresse pelo estudo entre outros podem ser evitados ao trabalhar com a Psicopedagogia em sala de aula.

Um profissional que possui esse conhecimento pode atuar durante todo o planejamento e elaboração de conteúdos, além de como eles serão trabalhados em sala de aula para tornar o processo de ensino agradável para a criança, jovem ou adulto, ampliando assim o potencial de aprendizado da escola.

Dificuldades no ensino-aprendizado

Além de atuar na prevenção de problemas psicopedagógicos, o profissional dispõe de conhecimento suficiente para identificar problemas existentes e corrigi-los. A situação mais comum enfrentada pelos profissionais é com alunos que não conseguem acompanhar o restante da turma, por isso, perdem o desejo em estudar.

Muitos pais acreditam que a solução para esse problema é a mudança de escola ou um professor particular. Mas, na maioria das vezes, o professor com conhecimento em Psicopedagogia é capaz de ajudá-lo.

Contribui para a socialização do aluno

Um aluno que possui dificuldade de aprendizado, também encontra obstáculos no processo de socialização, principalmente na infância. Isso pode interferir no relacionamento da criança com outros alunos, no desenvolvimento da fala e de ideias, autonomia, expressão e respeito.

Além de impedir o processo de socialização, a falta dessas habilidades traz uma certa frustração, que pode afetar o processo de aprendizado das crianças.

 

Formação psicopedagógica

Qualquer profissional graduado no setor da educação pode se tornar um especialista em psicopedagogia. Trata-se de uma necessidade social e da capacidade da escola em atender a todas crianças da melhor foma possível. A pós-graduação em  psicopedagogia clínica e institucional é ideal para gestores, professores, pedagogos que se preocupam realmente com os problemas psicológicos e pedagógicos que interferem no aprendizado da criança.

Essa especialização capacita o profissional para que ele compreenda seus alunos com uma visão diferenciada, podendo trabalhar a realidade de cada um de forma inovadora, interativa e personalizada. Assim, ele consegue contribuir para o desenvolvimento do aluno e o reconhecimento da instituição no mercado educacional. Com o conhecimento em Psicopedagogia Clínica e Institucional, os professores são capazes de elaborar brincadeiras e dinâmicas que ajudam as crianças a se relacionarem.

Elas adquirem mais confiança para executar atividades diversas no dia a dia, principalmente no estudo, obtendo um desenvolvimento satisfatório. Ter uma pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional contribui diretamente para o sucesso do profissional no mercado educacional, já que essa é uma área que cresce mais a cada dia nas escolas. Além disso, ao adquirir essas habilidades, o profissional amplia seus conhecimentos ao nível interdisciplinar, podendo exercer um trabalho de qualidade e contribuindo para o aumento do potencial de aprendizado da escola.

 

Áreas de atuação em Psicopedagógica

A área de atuação de um psicopedagogo é muito ampla, sendo ideal para profissionais da educação que desejam ampliar a sua linha de atuação. Nas escolas, sua principal função é identificar problemas no método de ensino, currículos escolares ou problemas individuais dos alunos que possam interferir no desenvolvimento da aprendizagem.

Já nas empresas este profissional pode atuar no setor de treinamento e aperfeiçoamento avaliando conteúdos e a performance dos funcionários. Normalmente ficam alocados nas áreas de recursos humanos, prestando assessoria a empresas, órgãos públicos e ONGs.

Já nas áreas clínicas e hospitalares o psicopedagogo atua  no auxílio extraescolar, com o objetivo melhorar problemas psicológicos e pedagógicos em pacientes internados ou que estejam com problemas de aprendizado em virtude da doença a que estão acometidas.

Cursos oferecidos pelo Interclasse

O Interclasse sempre se preocupou com os problemas relacionados a qualificação dos profissionais da educação. Além de cursos com baixo custo, oferta especializações que realmente façam a diferença para essas pessoas. O setor educacional precisa de profissionais qualificados, em contrapartida, o profissional também precisa de melhores oportunidades de emprego e melhores remunerações. Pensando nisso, o Interclasse oferta  mais de 100 cursos, na área de educação, reconhecimentos pelo MEC e certificados por uma instituição nota 4.

O curso de psicopedagogia clínica e institucional do Interclasse tem por objetivo compreender e intervir na aprendizagem, buscando a formação do profissional que domine os conhecimentos relacionados aos fenômenos “ensino” e “aprendizagem”. Além disso, trabalha para que o aluno tenha a sensibilidade de captar e considerar as relações que os sujeitos estabelecem com o seu meio de interação. Busca, também, subsidiar a prática de intervenção Psicopedagógica, no processo de aprendizagem e suas dificuldades junto à criança, ao adolescente, ao jovem, ao adulto e ao idoso, em vários contextos.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *