Mercado em Psicologia do Desenvolvimento está se expandido. Saiba como se qualificar

Conheça mais sobre a psicologia do desenvolvimento e algumas das principais teorias que envolvem essa disciplina.

psicologia do desenvolvimento

Leia mais.

Psicologia do Desenvolvimento

Vamos entender primeiro o que é a psicologia do desenvolvimento. Os profissionais que atuam nesse mercado são responsáveis por estudar o ser humano ao longo de todas suas fases de vida. Ou seja, estudam como se dão o processo de cognição e desenvolvimento do seu comportamento perante cada fase do crescimento.

Essa é uma disciplina ampla, interessante e que traz uma gama altíssima de multiplicidade de conhecimentos no campo da psicologia. Sendo assim, para melhor explicarmos as vertentes da psicologia do desenvolvimento, vamos falar sobre algumas das principais teorias relacionadas ao desenvolvimento humano.

3 principais teorias

Falar sobre algumas das principais teorias sobre o desenvolvimento humano é imprescindível quando o tema é a psicologia do desenvolvimento. Iremos falar sobre Gestalt, psicanálise, psicologia cognitiva, behaviorismo, Vygotsky e Piaget .

1. Gestalt

A teoria de Gestalt faz a sua defesa em torno do fato de que para aprender o ser humano faz o uso de sequência de estruturas. Sendo assim, de acordo com essa teoria, o desenvolvimento tem a sua base em estruturas de origem biológica que o ser humano aprende a usar à medida que cresce.

2. Psicanálise

Muitos conhecem a psicanálise por conta do, até então considerado pai, Sigmund Freud. Essa linha de pensamento destaca os impulsos inconscientes e os efeitos que eles causam no comportamento do ser humano. Além disso, essa teoria impactou bastante o estudo do desenvolvimento e causou, de certa forma, uma revolução na concepção que a psicologia tinha quando se tratava da infância e adolescência.

3. Psicologia Cognitiva

A psicologia cognitiva estuda como funcionam os processos mentais que estão por trás dos comportamentos. Ou seja, ela sugere que cada indivíduo é produtor de informação e que ele constrói representações internas sobre como é o mundo. Sendo assim, ela estuda os processos do que acontece entre o estímulo e um determinado comportamento.

Um mercado em expansão

Como falado anteriormente, essa é uma disciplina ampla, interessante e que traz uma gama altíssima de multiplicidade de conhecimentos no campo da psicologia. Ao fazer um curso no Interclasse com o foco em psicologia do desenvolvimento o profissional irá se capacitar para promover o desenvolvimento educacional, aplicando técnicas de controle e avaliação.

Você que é um profissional ou estudante com especial interesse pelo universo da psicologia pode começar a estudar aqui agora!

psicologia do desenvolvimento


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *