Saiba como escolher o melhor curso de pós-graduação em educação

 

A educação é uma área extremamente promissora. Mesmo com a crise econômica, com mais de 13 milhões de desempregados o setor educacional apresenta um deficit de profissionais qualificados. Segundo o Ministério da Educação faltam mais de 170 mil professores em todo o território nacional.

Uma pós-graduação com certeza eleva o potencial de contração deste profissional. No entanto, é preciso escolher uma pós-graduação em educação que realmente tenha demanda de mercado, sendo necessário que se tome alguns cuidados na hora de escolher o melhor curso para você e sua carreira. Continue lendo e saiba quais aspectos são importantes considerar para fazer a escolha certa.

Faça um plano de carreira

Você já perguntou para uma criança: o que ela deseja ser quando crescer? As carreiras desejadas por elas são sempre as mais fantásticas como astronauta, juiz, bombeiro, mas a maioria dessas profissões não tem uma graduação específica. São carreiras que devem ser construídas tendo alguma graduação como base.

Segundo a NASA, um astronauta, por exemplo, deve ter diploma de engenharia, ciências biológicas, ciências físicas ou matemática. Um Juiz de direito deve iniciar sua carreira com uma graduação de direito. Digo isso porque a mesma lógica serve para qualquer área de atuação. Você deve avaliar qual é o seu objetivo profissional e traçar uma linha que te leve até ele. Nesta linha deve conter quais são as graduações e pós-graduações que faça  você alcançar este fim. Trata-se de uma plano de carreira com objetivos e metas bem definidas.

Avalie o mercado de trabalho

Não existe nada pior que investir tempo e dinheiro em uma profissão e depois não conseguir entrar no mercado de trabalho. Para evitar essa situação, você deve realizar uma pesquisa para avaliar se existe demanda de profissionais na área ou se o mercado está saturado. Muitas pessoas se preocupam apenas em estudar para fazer aquilo que amam, mas se não houver mercado, você será um profissional sem colocação.

Metas em educação

Como falado acima, existem muitos cursos de pós-graduação em educação no mercado. Com o vasto leque de opções é comum se deparar com algum profissional que tenha a sensação de não ter aproveitado nada do curso feito.

As áreas de atuação no setor educacional não estão somente na escola. É possível encontrar oportunidades em outras áreas como em hospitais, clínicas, empresas, editoras e laboratórios. Tudo vai depender da  especialização escolhida por você.

Conheça as modalidades

Quando falamos sobre pós-graduação, é importante sabermos que existe uma distinção entre cursos de modalidade lato sensu e stricto sensu. Os cursos lato sensu têm formação mais abrangentes com foco em inserir o profissional no mercado de trabalho. Esses cursos são os MBAs, especializações e mestrados profissionais, eles têm a carga horária mínima de 360 horas. Além disso, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), sendo ministrado no ensino presencial ou a distância.

Já os cursos stricto sensu são programas de pós-graduação mais tradicionais e clássicos. Mais conhecidos como cursos de mestrado e doutorado, eles são encontrados em instituições de ensino públicas ou privadas. Essa modalidade é ideal para aqueles que pretendem atuar como professores de cursos de graduação e pós-graduação.

 

Busque pela instituição certa

Escolher a instituição certa, que ofereça o curso certo é primordial para fazer uma pós-graduação em educação com qualidade. Em uma nova instituição você conhecerá novas pessoas e terá um amadurecimento profissional muito grande. Hoje em dia, muitos profissionais fazem cursos de pós-graduação EAD (ensino a distância). Isso se dá por essa modalidade ser uma ótima opção de estudo que flui de acordo com o seu tempo. Considere todas as questões que envolvam os estudos como: tempo de deslocamento, dinheiro gasto para deslocamento e alimentação, etc. Abaixo apresentaremos dois cursos de pós-graduação em educação que estão em alta no mercado.

Educação Especial Inclusiva

O curso de pós-graduação de educação especial inclusiva é procurado por muitos profissionais. Essa matéria tem como intuito transformar a escola em um espaço de aprendizado para todos considerando a diversidade. Esse tipo de especialização é extremamente importante, uma vez que a educação é um direito de todos.

Fazer um curso de pós-graduação em educação especial inclusiva é uma resposta inteligente ao que o mercado está pedindo atualmente. Se tornar um profissional que estimula o fortalecimento da personalidade do aluno que necessita de cuidados especiais é um diferencial enorme tanto quanto para o educador quanto para a construção da cidadania no ambiente escolar.

Gestão Escolar

Ter um profissional especializado em gestão escolar é primordial para as instituições de ensino que sofrem diretamente com as mudanças do mercado. A pós-graduação em gestão escolar é um curso que habilita o profissional a acompanhar as tendências do mercado no setor da educação.

O foco do programa de especialização em gestão escolar é de capacitar profissionais de forma com que consigam administrar a escola como um todo. Sendo assim, os alunos aprendem sobre diversas esferas do setor escolar como: gestão pedagógica, administrativa, financeira, recursos humanos, processos e afins. Esse profissional deve integrar todos esses setores e atuar como gestor para organizar e mobilizar membros da instituição de forma democrática e planejada com foco na qualidade educacional.

Pós-graduação no Interclasse

O Interclasse possui mais de 80 cursos de pós-graduação em educação para você escolher. A seleção desses cursos foram realizados tendo em vista as demandas de mercado. Os cursos são oferecidos na modalidade a distância, possibilitando flexibilização dos currículos bem como a inovação no processo de ensino-aprendizagem através do uso da tecnologia.

O aluno terá acesso a cursos 100% online com atividades assíncronas e síncronas. Todo material é disponibilizado através de caderno eletrônico e PDF no intuito de permitir a construção do conhecimento em cada aluno.

faculdade reconhecida pelo MEC

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *