Conheça as 10 perguntas e respostas em entrevista de emprego mais realizadas

A última pesquisa sobre desemprego no Brasil realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a taxa de desemprego no país subiu 13,1% no primeiro trimestre do ano. No total, o Brasil possui mais de 13,7 milhões de desempregados.

Diante desta realidade, os profissionais, que buscam uma colocação, fazem de tudo para se destacarem nos processos seletivos. Uma parte importante deste processo é sem dúvida as entrevistas de emprego. Embora exista um padrão de perguntas a serem realizadas pelas empresas recrutadoras, nem sempre os profissionais sabem o que responder nesta hora. Acompanhe esse artigo e descubra as 10 perguntas e respostas em entrevista de emprego mais realizadas nos professos seletivos.

Invista em conhecimento

Antes de conhecer as pergunta mais realizadas é bom lembrar que para você se destacar em processos seletivos não basta decorar as respostas que os recrutadores querem ouvir. Você precisa investir em conhecimento e somente desta forma você estará preparado para qualquer situação. Além de melhorar o seu currículo, o conhecimento aumentará a sua visão de mundo e a sua capacidade de argumentação.

1 – Cite 3 defeitos seus

Sinceridade é a base para qualquer resposta. Neste caso, é exatamente isso que o examinador que ver em você ao realizar essa pergunta, afinal, todos temos defeitos. Fuja dos famosos clichês como: sou muito perfeccionista ou sou um viciado em trabalho.

Frases deste tipo mostram que você está enfeitando uma qualidade com defeito, demonstrando justamente a falta de sinceridade em sua resposta. Lembre-se também de não falar defeitos que possam denegrir a sua imagem como profissional como dizer que você é muito preguiçoso, por exemplo.

2 – Dê exemplo de 3 qualidades

Fazer autoelogios pode ser constrangedor às vezes, mas nesta hora é necessário. Avalie quais qualidades suas que podem ser úteis na sua vida profissional como organização, flexibilidade, sinceridade, criatividade e proatividade.

Senso de liderança, capacidade de ouvir e apreço pelo trabalho em equipe também são qualidades que podem ajudá-lo principalmente em cargos relacionados à gestão.

3 – Por que você deve ser contratado?

Seja assertivo nesta hora, pois, essa resposta pode lhe garantir a vaga. Volte ao anúncio da vaga onde constam os interesses da empresa e faça uma pesquisa sobre a empresa. Mostre ao entrevistador que a empresa será um diferencial importante em sua carreira. Ou seja, construa uma argumentação que demonstre que as suas qualificações atendem aos anseios e objetivos da empresa.  

4 – O que lhe diferencia dos demais candidatos?

Novamente você deve voltar aos requisitos exigidos pela vaga, demonstrando que você tem tudo que a empresa precisa e muito mais. Faça uma breve análise pessoal, demonstrando suas experiências e personalidade única. Mostre todo o seu diferencial, destaque e pontos em seu currículo que são únicos.

5 – Como você reage às críticas?

Essa pergunta tem como objetivo avaliar o seu caráter e como você trabalha sob pressão. Uma crítica promove um momento de estresse que deve ser contornado, para que você possa aprender e melhorar o seu trabalho. Dizer que reage bem, não é suficiente. Você deve demonstrar que uma crítica é uma grande oportunidade para você se desenvolver.

6 – Como você se vê daqui a 5 anos

Todas as empresas têm previsões de crescimento em seus planejamentos a curto, médio e longo prazo. Seus profissionais precisam ter essa mesma perspectiva de futuro. Fale um pouco sobre futuras qualificações, desejo de cargos de liderança e projetos a serem desenvolvidos. Esta avaliação deve ser realizada tanto no âmbito pessoal quanto profissional.  

7 – Como você trabalha sob pressão?

Algumas pessoas realmente surtam sobre pressão. Isso pode ser um problema para quem trabalha em equipe. Se você já tiver experiência deste tipo, mostre como reagiu nestas situações. Dizer que simplesmente reage bem, também não será suficiente. Organização e concentração são importantes nestas horas.

8 – Que animal você gostaria de ser?

Essa pergunta é muito interessante e muitos candidatos cometem o erro de citar apenas os animais que gostam. Ou seja, se você gosta de gato, dirá que gostaria de ser um gato. O problema é que com essa pergunta o recrutador quer investigar um pouco mais sobre a sua personalidade. Nem sempre um animal fofinho e bonitinho, traz características importantes de personalidades para a vaga. Desta forma, ele irá associar as características do animal escolhido por você com aspectos positivos e negativos da sua personalidade. Busque na mente um animal que tenha características marcantes de personalidade que tem a ver com você.  

9 – Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Não se trata de defeitos e qualidades pessoais, mas de pontos em você que são importantes no desenvolvimento do seu trabalho. Facilidade de lidar com crises, por exemplo, é um ponto forte e importante para cargos de liderança. Avalie o cargo que você pretende conseguir a vaga e descubra os pontos em você que lhe ajudarão a conduzir o trabalho. Seja sincero nos pontos fracos, mas cuidado para não se denegrir com profissional.

10 – Descreva seu melhor e pior chefe

Não se trata aqui de elogiar ou detonar seus ex-chefes, mas de uma forma de saber o que você valoriza em uma liderança e o que você aprendeu com eles. Você deve citar competências e habilidades que o seu melhor chefe tinha e que você considera importante. Quando for falar das características o seu pior chefe, não deixe de lado o respeito e faça críticas construtivas. Sinceridade demais pode te prejudicar.

faculdade reconhecida pelo MEC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *