A pedagogia empresarial é uma área em ascensão e com grandes ganhos

pedagogia empresarial

Se você acredita que um pedagogo só pode atuar como docente, você está um pouco enganado. Atualmente o profissional de pedagogia é indispensável em qualquer empresa que preze o desempenho profissional e pessoal de seus funcionários como forma de desenvolver a própria instituição. Na era da tecnologia e da informação, em que a relação ensino-aprendizado já não é a mesma para todos, a Pedagogia Empresarial surge para dar suporte à ampliação e apropriação de conhecimento no espaço organizacional.

Continue lendo esse blog e entenda a importância desse profissional dentro das empresas.

Pedagogia empresarial

Foi-se o tempo em que a pedagogia era uma formação somente para profissionais da área de docência. Atualmente já se reconhece a importância do pedagogo dentro das empresas. Esse profissional entende os princípios e métodos de ensino, tendo conhecimentos suficientes para identificar, selecionar e promover, além de dar suporte à ampliação e aquisição de conhecimentos dentro do espaço organizacional.

Prestação de serviços

A função surgiu para promover a reconstrução de conceitos básicos como criatividade e espírito de equipe dentro de uma empresa. Pedagogia empresarial está sempre visando melhorar a qualidade da prestação de serviços, acompanhando as mudanças da sociedade e orientando os indivíduos  a se posicionarem de forma positiva. O profissional de pedagogia empresarial deve ser uma pessoa crítica, capaz de adaptar-se às constantes mudanças do setor.

Objetivo empresarial

Esse tipo de pedagogia busca estratégias e metodologias para apropriação de  formas de aprendizagem e conhecimentos. Tem como objetivo primordial uma apresentação prática e teórica da função na área de treinamento e desenvolvimento pessoal, assim como a sua utilização para alcançar metas da organização. Portanto, o profissional de pedagogia empresarial deve compreender e elaborar formas de mensurar resultados em treinamento e desenvolvimento.

Mercado em Ascensão

Atualmente a exigência de diferenciação dos produtos e serviços oferecidos tem dominado o mercado, que está em ascensão. Por isso, uma gestão competitiva precisa de agilidade operacional e inovação sempre. Essa inovação muitas vezes está em algo simples como a interação e a troca de conhecimentos entre as pessoas.  

A pedagogia é uma das profissões com maior empregabilidade no Brasil. O mercado para esse profissional está em ascensão, com possibilidades de grandes ganhos. Vivemos em uma era em que a informação e o conhecimento estão em constantemente mutação, por isso a quebra de paradigmas é crucial no mundo atual.

Educação continuada

As empresas  começam a desvendar a influência da ação educativa dentro da organização, pois a educação deve ser de forma continuada e ativa. Cabe à pedagogia empresarial transmitir técnicas de levantamento de necessidades, elaboração e programas de treinamentos. O colaborador motivado desenvolve a organização e a ele mesmo em conjunto.