Ecologia e sustentabilidade: uma formação voltada para preservação ambiental

Seria possível pensar na existência da humanidade sem água, árvores ou um ar puro? Pois, isso está cada vez mais próximo de acontecer se todas as nações não tomarem providências para se desenvolver respeitando o meio ambiente.

O mundo possui uma infinidade de riquezas naturais que são consumidas sem pensar no amanhã, no entanto, os futuros profissionais, formados pelos estudantes de hoje, podem fazer a diferença neste processo. Acompanhe este post e entenda um pouco mais!

Ecologia e sustentabilidade

Em 1987 a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento criou a ideia de crescimento sustentável. O objetivo era propor um desenvolvimento econômico, tendo em vista a conservação ambiental no planeta. Com isso, a Comissão queria garantir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às gerações futuras.

Em 92 o Brasil assumiu um importante papel nesta luta ao realizar a Eco-92 no Rio de Janeiro onde foram assinados vários documentos e tratados sobre a preservação da biodiversidade, o clima, as florestas, a desertificação e o uso dos recursos naturais do planeta. Vinte e seis anos depois, podemos dizer que houve pouco avanço para cumprir as metas propostas na ECO-92. Isso de deve, em grande parte, aos países ricos que mesmo sendo grandes poluidores,  não aderiram ao projeto de uma maneira efetiva.

Gestores conscientes

Empresas e profissionais estão cada vez mais conscientes que o crescimento sustentável faz bem tanto para imagem de uma empresa, quando para a conservação do meio ambiente. Diante disso, é comum encontramos gestores, diretores e administradores procurando se especializar através de cursos de pós-graduação em desenvolvimento sustentável. A ideia se preparar para atender a uma demanda cada vez mais latente na sociedade: a busca por crescimento sustentável.

As empresas que não se adequarem a essa realidade, podem sofrer sanções por parte de consumidores conscientes que buscam por produtos em empresas que tenham uma visão sustentável.

Pós-graduação na área ambiental

Dentro da área ambiental encontramos várias especializações que podem fazer a diferença na vida de um profissional. Para escolher a melhor opção de curso para você é preciso entender qual o direcionamento que deseja dar a sua carreira. Muitos profissionais avaliam a necessidade da empresa em que atuam e buscam se especializar para se tornar a melhor opção no caso de uma promoção.

Seja qual for a sua necessidade uma pós-graduação ambiental pode dar uma guinada em sua vida. Entre os cursos, voltados para meio ambiente, oferecidos podemos destacar: Desenvolvimento Sustentável, Design de Interiores, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade, Perícia e Auditoria Ambiental, Planejamento Urbano e Planejamento Urbano Aplicado a Ecologia.

Ensino a distância

Por mais que desejem e saibam a importância de uma especialização muitos profissionais não dispõem de tempo para estudar em virtude da dedicação ao trabalho. O ensino a distância resolve este problema, pois você poderá estudar quando e onde quiser.

Outra vantagem encontrada nesta modalidade de ensino está justamente no preço dos cursos que são bem mais baratos que os cursos presenciais. Isso se deve, em grande parte, a ausência de uma estrutura física para ministrar os cursos. Os diplomas e certificados ofertados, nesta modalidade de ensino, têm o mesmo valor de mercado que os cursos presenciais.

Ecologia e sustentabilidade