Conheça o curso de Coordenação Pedagógica e Planejamento

Você já conhece o curso de Coordenação Pedagógica que pode mudar o rumo de sua carreira? Conheça junto com o Interclasse mais sobre esse curso, sobre o papel do coordenador e mais!

coordenação pedagógica

Continue lendo.


O que é Coordenação Pedagógica

Dentro das escolas existem inúmeros profissionais e inúmeras pessoas que fazem parte do processo de aprendizagem. Dentro dessa gama de pessoas envolvidas podemos ressaltar a família, os alunos, professores e a direção da instituição de ensino, claro. Além disso, sabemos que nem sempre os profissionais conseguem de fato se comunicar e alinhar adequadamente todos os seus planos e esforços de maneira efetiva.

Cada profissional tem um foco principal. Por exemplo, o professor tende a focar diretamente em suas tarefas para sala de aula, atividades extraclasse etc. Sendo assim, é fácil perder o foco do planejamento e projeto pedagógico proposto como foco educacional. Portanto é nesse momento que entra o papel de um coordenador pedagógico.

O papel de um coordenador pedagógico dentro do ambiente escolar é de articular e fazer com que todos os protagonistas do processo de aprendizagem atuem de acordo com o objetivo maior que é proposto. Esse objetivo recebe o nome de projeto pedagógico e ele evidencia o direcionamento e os valores que a escola preza. Portanto é papel do profissional de coordenação pedagógica fazer com que todos atuem prezando pelo objetivo maior comum.

Além disso, esse profissional também fica encarregado de fazer o diagnóstico dos principais problemas na instituição. Com isso, o coordenador pedagógico orienta e auxilia em modificações para fins de melhorias na instituição escolar.

O coordenador pedagógico tem uma vasta gama de atuação e é sempre um profissional buscado pelo mercado de trabalho.

O papel do coordenador na escola

O papel do coordenador pedagógico envolve várias atividades e vamos ver a seguir algumas delas.

Monitoramento de desempenho

Uma dessas atividades é o monitoramento de desempenho dos professores. O coordenador pedagógico é encarregado de monitorar o desempenho do corpo corpo docente da escola dentro da sala de aula. Isso acontece para que esse profissional consiga garantir que os objetivos educacionais que foram propostos pelo planejamento sejam seguidos.

Ele irá avaliar as aulas e as metodologias usadas pelos professores de forma individual e coletiva. Além disso, também acompanhará o rendimento escolar dos alunos da instituição para identificar possíveis defasagens no ensino. Sendo assim, ele tem uma visão ampla do processo de aprendizagem.

Estruturar o planejamento pedagógico da escola

Outra atividade que o coordenador pedagógico é responsável por desenvolver é o planejamento pedagógico da escola. Como o próprio nome diz, esse é um documento que visa organizar as atividades e conteúdos que serão realizados e usados na escola durante o ano letivo.

Sendo assim, é nele que deve-se enfatizar as intenções da escola, os seus objetivos, o método de avaliação e etc.

Ser uma ponte de comunicação

Além disso, o coordenador pedagógico deve ser uma ponte de comunicação entre todas as partes envolvidas no processo de aprendizagem. Ou seja, ele deve atuar em contato com a família, os alunos e os professores para avaliar alguns aspectos. Aspectos esses como interesse e necessidade de cada parte envolvida, buscando identificar e solucionar conflitos e problemas.

Além disso, ele deve alinhar as expectativas de cada parte sobre os serviços ofertados pela escola. Isso tudo com a finalidade de melhorar o ambiente educacional e melhorar o processo de aprendizagem para todos.

Planejamento de estratégias

Ele também é responsável por escolher as melhores estratégias, materiais e métodos a serem utilizados por todos os envolvidos. O coordenador pedagógico seleciona livros e demais materiais didáticos que serão utilizados ao longo do ano letivo.

Todos os materiais devem estar de acordo com o planejamento pedagógico e as diretrizes da instituição de ensino.

O curso de Coordenação Pedagógica e Planejamento

O curso de Coordenação Pedagógica e Planejamento do Interclasse propõe capacitar profissionais visando melhorar as práticas educacionais. Além de ter em vista os interesses de professores, alunos, pais e de toda a comunidade escolar.

Essa função surgiu com a proposta de equilibrar, hierarquizar propostas e competências pedagógicas. Um coordenador pedagógico atua fortemente atendendo as necessidades da equipe de trabalho, analisando o planejamento das atividades e os resultados alcançados.

Este profissional será um agente de transformação e colaboração no desenvolvimento da aprendizagem. Além disso, a pós-graduação é voltada para graduados em Pedagogia, Psicopedagogia, professores de matemática e de língua portuguesa, além de profissionais de áreas afins.

coordenação pedagógica