Saiba como organizar seus estudos e aperfeiçoar o seu aprendizado

Se existe uma coisa que ninguém pode tirar de você é o conhecimento. Com ele novas portas se abrem e sonhos podem ser realizados. Entre o que você é hoje e a pessoa que você se tornará, há longas horas de estudos e dedicação. Trata-se de uma corrida muitas vezes exaustiva e solitária, mas que no fim dará a você o gostinho do sucesso.

Não tem a haver somente com a vida profissional, mas com uma realização pessoal realmente importante. Diante da importância do conhecimento na sua vida, o Interclasse quer mostrar a você como organizar seus estudos e ampliar o seu aprendizado. Acompanhe este post e saiba como.

Faça um planejamento de estudo

O planejamento é a base de uma vida estudantil de sucesso. Através dele você irá controlar o conteúdo estudado, o tempo dedicado a cada matéria e ao descanso. O desenvolvimento do seu planejamento deve começar com o objetivo dos seus estudos. Ou seja, o seu foco de estudo pode ser um concurso público, o ENEM, ou até mesmo a conclusão de uma graduação e pós-graduação.

Crie uma linha do tempo com metas que te aproxime do seu alvo. O planejamento pode ser dividido em três importantes fases:

  • Elaboração de um Plano de Estudos;
  • Métodos e Técnicas de Estudos;
  • Execução do Planejamento.

Defina as suas prioridades

A primeira pergunta que surge na cabeça é como organizar os estudos com o tempo cada vez mais escasso? Você precisa em primeiro lugar definir as suas prioridades. Ou seja, você precisa se dedicar aos seus estudos, pois os seus sonhos não podem esperar.  O mundo a sua volta está cheio de coisas que podem tirar o seu foco. Priorizar significa colocar os estudos a frente de amigos, família, televisão, celular ou qualquer outra forma de distração.

Se possível, abandone cursos e atividades que não estejam envolvidos no conteúdo estudado.  Lembre-se! Estudar requer dedicação e zelo. Isso significa ficar horas a fio mergulhado em livros, trancado em um quarto, enquanto seus amigos desfrutam de um dia lindo lá fora.  

Defina o seu local de estudo

Não tem como organizar os seus estudos sem organizar o seu local de estudo. Separe um quadro de anotações e uma mesa com uma cadeira confortável, afinal você vai passar muito tempo neste local.  Deixe livros e apostilas organizados por ordem de estudo e sempre a sua disposição. Desta forma, você não perderá tempo procurando conteúdos.

Estabeleça uma rotina

Estabeleça uma rotina de estudos, com tempo para descanso. Dê a cada conteúdo, um tempo determinado, deixando mais tempo para as matérias mais difíceis, sem esquecer as mais fáceis, afinal elas representam pontos garantidos.

Imponha metas diárias

As metas de estudos podem ser diárias, semanais ou mensais. Determine quantas matérias você irá estudar por dia, quantas revisões e quantos exercícios irá fazer. Não crie metas ilusórias, do tipo que você não conseguirá fazer. Estas metas devem estar estipuladas em seu plano de estudos.

Monte uma grade de estudo

Nesta grade você irá determinar que matéria ira estudar, em quais dias da semana e por quantas horas. Não copie a grade de ninguém, pois, ela deve se encaixar na sua rotina diária.  A prática leva a perfeição. Isso se encaixa também nos estudos. No começo será difícil, mas com o tempo você sentirá prazer em estudar e tudo será mais fácil.

como organizar seus estudos